Arquivos Conteúdo EAD - Intersaberes

Perguntas frequentes

Como funcionam as Disciplinas EAD InterSaberes?

As IES parceiras contam com um catálogo de disciplinas em formato digital, pronto e flexível, para a montagem ou adaptação da grade curricular de cursos de todos os níveis. São mais de 1.400 disciplinas em 58 áreas do conhecimento, que podem ser acessadas pela LMS da InterSaberes (ContentusPlay) ou facilmente integradas com qualquer outra LMS.

Como é composta uma disciplina EAD da InterSaberes?

Trata-se de um conjunto de conteúdos escritos e audiovisuais, elaborados por professores e profissionais especializados nas mais diversas áreas do conhecimento, ao qual os alunos poderão ter acesso para realizar seus estudos. São conteúdos direcionados para que instituições de ensino superior (de qualquer porte ou categoria administrativa) possam montar e ofertar cursos de graduação EAD e pós-graduação EAD, além dos 40% da carga horária dos cursos presenciais (conforme decreto da Portaria n. 2.117, de 6 de dezembro de 2019).

Quem são os profissionais que produzem os conteúdos da Editora InterSaberes?

A InterSaberes conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas em EAD. São mais de 40 profissionais responsáveis por um processo produtivo adaptado às expectativas de alunos cada vez mais exigentes. Em um cenário no qual vemos nascer um “novo normal na educação”, espera-se das IES uma reformulação metodológica, que atenda ao perfil do estudante que vivencia essa realidade e busca ir além do modelo antiquado e limitado ao qual foi exposto em toda sua trajetória educacional.

Quem são os professores que produzem os conteúdos?

A Editora InterSaberes conta com um banco de mais de 3.500 profissionais, autores e/ou professores. São Especialistas, Mestres, Doutores e Pós-Doutores que contribuem com o seu conhecimento para levar conteúdo e educação de qualidade ao alcance de todos. Esse seleto grupo inclui grandes nomes do contexto educacional, nacional e internacional, como Pedro Demo, Cristóvam Buarque, Bernadete Zagonel, Ernani Terra e Marcos Meier.

Minha IES pode confiar na qualidade desse acervo da Editora InterSaberes?

Reconhecida por sua excelência, a Editora InterSaberes já foi indicada ao Prêmio Jabuti por diversas vezes, tendo sido agraciada em 2015 com o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, com a obra História da Literatura Universal, da autora Ana Maria Junqueira Fabrino. A Editora é Tri -campeã (2020, 2021, 2022) no prêmio TOP Educação nas categorias de Biblioteca Digital e Tecnologias EAD. Além disso, nossos conteúdos já contribuíram para o conhecimento de mais de 400 mil estudantes matriculados em suas 70 IES parceiras.

O que está incluso em cada disciplina do acervo da InterSaberes?

Cada disciplina da InterSaberes é produzida em paralelo às demandas do mercado e da especificidade de cada área do conhecimento. Portanto, algumas disciplinas apresentam maior detalhamento de conteúdo escrito e de materiais complementares, ao passo que outras dispõem de um aprofundamento no conteúdo audiovisual e na prática. Via de regra, cada disciplina da InterSaberes tem as seguintes características:

 

Tipo de material Característica
e-book 1 com 90 a 120 páginas
Aula de Apresentação da Disciplina 1
Videoaulas 36 a 48
Horas em videoaulas  6 horas
Banco de Questões 30 a 100 questões avaliativas*
Carga Horária Sugerida 40 a 60 horas

*variam conforme o nível: disciplinas de Graduação EAD possuem de 80 a 100 questões. Disciplinas de pós-graduação possuem, em média, 30 questões.

 

Como funciona o cálculo de carga horária da disciplina?

Como indicado anteriormente, é sugerida a carga horária que varia entre 40 e 60 horas. Esse cálculo leva em consideração: 

– as horas de leitura do e-book (em média 3,5 minutos por lauda);

– as horas do conteúdo em vídeo (em média 6 horas em vídeo por disciplina);

– as horas das atividades complementares sugeridas no e-book e/ou nas videoaulas.

Logicamente, a IES deve considerar esse cálculo e adequar a carga horária conforme sua necessidade específica, considerando as especificidades do seu PDI e de demais documentos institucionais.

Como é o processo de produção desses conteúdos?

A Editora InterSaberes insere no DNA de seus materiais didáticos três componentes fundamentais: 

– Repertório criteriosamente fundamentado nas legislações educacionais brasileiras. 

– Conteúdo balizado pelo que há de mais atual e pertinente no cenário acadêmico- científico brasileiro. 

– Parceria com produtores de conhecimento renomados, com profunda formação acadêmica, amparados por pareceristas técnico-científicos altamente especializados em suas áreas de atuação. 

Essa essência perpassa toda a produção da InterSaberes, seja de obras técnico-científicas (livros), seja de disciplinas EAD.

Esse fluxo editorial atende às exigências do MEC, para que minha IES possa ser atendida aos requisitos mínimos de qualidade de conteúdo?

Sim, sem dúvida. Com base nos pré-requisitos determinados pelo MEC, os coordenadores de conteúdo da InterSaberes (mestres e doutores) avaliam preceitos necessários à concepção das unidades curriculares (UCs) necessárias aos cursos atendidos pela Editora. Vamos a eles: 

DIRETRIZES LEGAIS 

Atendimento de especificações dos seguintes diplomas legais: Constituição Federal; LDBEN; DCNs − Diretrizes Curriculares Nacionais, marcos regulatórios do ensino superior e da educação a distância (INEP, MEC); instrumentos de avaliação (Sinaes, Enade etc.) e órgãos de classe. 

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Nesse caso, os coordenadores têm em vista os seguintes aspectos: 

Objetivos do curso: verificam-se os fatores necessários para que as UCs auxiliem no processo de constituição de profissionais capazes de transformar o conhecimento científico em condutas profissionais e pessoais que farão parte de sua capacidade de atuação. Esta, por sua vez, é definida como aquilo que os alunos precisarão estar aptos a fazer. 

Competências do mercado de trabalho e perfil do profissional egresso: avalia-se a capacidade do curso e de seus respectivos materiais de tratar de habilidades e competências almejadas e exigidas no mercado de trabalho – que deve ser abordado em sua atualidade, suas demandas e suas especificidades –, bem como das características do profissional a ser formado pelas obras e aulas da Editora. 

PROPOSIÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR E DA MATRIZ DE CONTEÚDO

Devidamente mapeados esses critérios, os coordenadores passam às seguintes elaborações: 

Proposição da matriz curricular: especificam as disciplinas e as cargas horárias de determinado curso; quando um aluno se matricula em determinada instituição de ensino, ele toma como base as informações contidas nessa proposta. 

Matriz de conteúdo: organização temática de disciplinas e, por consequência, de materiais de apoio, cujos pressupostos pedagógicos são os seguintes − atendimento dos conceitos de andragogia; interdisciplinaridade; flexibilidade; inovação; competências; metodologias ativas; multidisciplinaridade; locoregional; abrangência; aprofundamento; coerência teórica; relação teoria versus prática; acessibilidade. 

Na sequência, os materiais referentes às UCs (materiais didáticos digitais, livros didáticos, videoaulas, bancos de questões de avaliação e trabalhos práticos e estudos de caso) já podem ser produzidos e, posteriormente, avaliados por pareceristas técnico-científicos ad hoc.

Em que consistem os slides que acompanham as aulas?

São materiais complementares ao estudo e que constam em cada videoaula ministrada pelo professor. Eles são elaborados para que o aluno acompanhe os conteúdos escrito e em vídeo, enriquecendo o processo de estudo.

Qual é a frequência de atualização dos conteúdos? As aulas ofertadas são atuais?

O nosso acervo é atualizado regularmente com novas disciplinas. Sendo assim, disponibilizamos tanto as disciplinas mais antigas quantos as atuais. Em 2022, tivemos mais de 2.000 novas disciplinas no acervo e 200 atualizações de conteúdo, que são realizadas conforme os feedbacks que recebemos dos clientes.