Arquivos Plataforma EAD - Intersaberes

Perguntas frequentes

Como funciona a plataforma CONTENTUS PLAY? Quais são seus principais recursos?

Com informações atualizadas, detalhadas e de fácil acesso, a navegabilidade é a prioridade principal da CONTENTUS PLAY. Vamos explorá-la? 

  • Dashboard:  para conferir e acompanhar dados do seu plano e obter informações objetivas sobre seu espaço na plataforma, acesse esta aba.
  • Relatórios: as informações sobre a(s) licença(s) da IES estão aqui – porcentagem utilizada; licenças inativas; último acesso do aluno (a); panorama dos cursos cadastrados (disciplinas, alunos inscritos e inativos; tempo médio de acesso).
  • Planos: tenha à disposição resumos dos planos contratados pela IES: quantidade de licenças contratadas, tipos de licenças e status, tudo dinamizado por um sistema de filtragem para pesquisas rápidas.
  • Alunos: com apenas um clique, cadastre alunos, insira e edite contatos e importe listas de estudantes. 
  • Cursos: nesta aba, a IES terá acesso ao cadastro de cursos e disciplinas inseridas em seu pacote. Além disso, a elaboração de listas de cursos e edição de dados de cada um deles se torna muito mais fácil e rápida.
  • Catálogo de disciplinas: os conteúdos detalhados e categorizados de todas as disciplinas dos cursos ofertados pela IES estão a seu dispor. Deseja buscar disciplinas apenas com uma palavra? Quer pesquisar conteúdos favoritados e disponíveis, listas de disciplinas favoritas e pedidos? Deseja migrar conteúdos de suas disciplinas para o Moodle e ter a visualização dos conteúdos nessa plataforma? Precisa de dados da IES, alterar senhas e fotos? Esta é sua ferramenta.    

O sistema da Editora faz a gestão do aluno dentro da plataforma, indicando as matrículas realizadas?

Sim, o sistema contabiliza as disciplinas matriculadas por mês e por aluno, considerando o limite máximo do plano contratado. Ao ultrapassar esse limite, a IES pode continuar matriculando e o sistema cobrará disciplinas adicionais.

Eu preciso obrigatoriamente utilizar a plataforma ContentusPlay?

A IES pode utilizar a ContentusPlay sem custo, porém qualquer outro LMS pode ser integrado; nesse caso, a IES utilizará a plataforma ContentusPlay apenas para realizar os cadastros de cursos e exportá-los para o LMS escolhido. Feito esse processo, todo o acesso será realizado pelo LMS próprio da IES.

Os e-books das disciplinas dispõem de fichas catalográficas?

Cerca de 26% das disciplinas EAD contam com livros digitais, ou seja, materiais com ficha catalográfica e ISBN próprios. As demais disciplinas têm o e-book como material complementar. Até o final de 2023, 100% do acervo será padronizado com livros digitais.

A plataforma ContentusPlay permite alguma interação com web e Google Meet?

Não, nossos conteúdos podem ser exclusivamente integrados com LMS. Caso a IES esteja buscando uma interação via streaming, deverá fazê-lo paralelamente ao uso da LMS.

Quais são os requisitos mínimos para que o usuário acesse os conteúdos?

O USUÁRIO é completamente responsável pelos pré-requisitos mínimos que seu equipamento deve apresentar para o acesso adequado do conteúdo, isto é, para que seja compatível com a tecnologia utilizada pela EDITORA INTERSABERES.

Configuração Mínima:

Conexão de internet:

  • Conexão de banda larga de 1Mbps dedicada* ou superior.

 Configurações de software:

  1. Google Chrome, Internet Explorer 8, Firefox 4 ou posteriores;
  2. iOS7 (para uso em iPhone ou iPad);
  3. Android 4 (para uso em smartphone ou tablet compatível).
    Configurações mínimas para o computador
    :
  1. Processador 2.33 GHz ou superior;
  2. Memória RAM 1Gb ou superior;
  3. Memória gráfica 128 Mb (placa de vídeo) ou superior;
  4. HD com 10Gb livres;
  5. Monitor 1024 x 768 pixels;

* Em redes compartilhadas, a configuração recomendada é de 1 Mbps multiplicada pelo número de dispositivos.

Como funciona a infraestrutura do repositório em que são alocadas as videoaulas, de modo que minha IES fique tranquila em relação ao aspecto técnico dos conteúdos a serem transmitidos pela Intersaberes?

Os servidores da Contentus e ContentusPlay estão alocados no Cloud Computing da Amazon (AWS), no serviço EC2, tendo disponibilidade de 24*7.

 A base de dados também fica hospedada na AWS, utilizando o serviço RDS; nos backups de dados, tanto da aplicação quanto da base de dados, é utilizado diariamente o AWS Backup – em algumas oportunidades, ocorre até mais de um backup no dia (ex.: atualizações no sistema).

Os dados de senhas dos usuários, quando da utilização do LMS nativo, ficam criptografados na base – toda a parte de integração entre plataformas que não utilizam o LMS nativo da Contentus são feitas por meio de tokens criptografados. Ressaltamos que somente a Contentus dispõe da chave para descriptografar os dados que indicam as aulas e os alunos que estão acessando. Além disso, todas as conexões com a Contentus utilizam conexão segura através do protocolo https, mantendo seguros os dados trafegados da tela dos usuários até o servidor.