Estudando caracteres: novo livro introduz à Tipografia e analisa os elementos que compõem as letras
27 de junho de 2023
A tipografia faz parte da grande família do Design Gráfico. Por possibilitar a reprodução da informação escrita em grande escala, traz ao mundo os livros, os jornais e tantos outros jeitos de comunicar. Na combinação de formas, volumes, cores e texturas, a tipografia expressa movimento, peso, ritmo, tensão – apurando, com sensibilidade, nossa resposta criativa. Em “Introdução à Tipografia”, você será apresentado(a) ao campo de estudo dos caracteres e desvendará os elementos que compõem as letras.
Esta é a mais recente obra de Bolívar Teston de Escobar, designer gráfico mestre em Design de Sistemas de Informação (UFPR), que convida todas e todos para o lançamento do livro em Curitiba. O evento acontecerá no dia 30/06, às 18h30, na Livraria Da Vila (Shopping Pátio Batel, detalhes abaixo). O autor estará presente na ocasião, para conduzir sessão de autógrafos e bate-papo sobre a relevância do domínio tipográfico na elaboração de uma comunicação visual mais efetiva. O evento é gratuito e aberto ao público.
Ao longo de 7 capítulos, Prof. Bolívar investiga o alfabeto latino, a performance da escrita e a definição da tipografia – explorando sua linguagem e suas diversas classificações. “Foi uma tentativa de reunir muitas referências sobre a tipografia. Nomes estrangeiros como Bringhurst e Ellen Lupton, juntamente a referências nacionais como Lucy Niemeyer, Leonardo Buggy, dentre outros. Acredito que o resultado dessa mistura seja uma visão consistente sobre a tipografia, que esclarece os discursos que formatam a disciplina e deixa margem para novas interpretações sobre as letras e seus significados”, apresenta o autor.
Letra, cultura e sociedade
Pode não parecer, mas a letra é muito complexa se observada com atenção. Mais do que critérios estéticos, os elementos compositivos dos caracteres se transformam ao longo do tempo em resposta ao avanço da técnica e das condições sócio-culturais características de cada período. “Na história da tipografia, a forma das letras é impactada por diversos fatores: desde as inovações tecnológicas, que possibilitam o emprego de diferentes materiais e processos na composição dos tipos, mas também por questões de gosto do público, experimentações dos tipógrafos, restrições de espaço…”, comenta Prof. Bolívar. O contraste entre os processos tipográficos contemporâneos e as tipografias medieval, renascentista e pré-moderna é colocado em debate ao longo do segundo capítulo do livro.
Tipografia na era digital
O que antigamente surgiu como um conjunto de técnicas de composição textual baseada nos tipos móveis metálicos, hoje se estende para toda possibilidade de trabalho que envolva, de alguma forma, a palavra escrita. “O que se entende por tipografia é grandemente impactado pelo aspecto tecnológico da profissão do design. Pode-se dizer que há uma passagem de ‘tipografia’ como prática para a ‘tipografia’ enquanto disciplina”, explica o professor, também diagramador, ilustrador e infografista. “Muito disso tem a ver com as ferramentas e artefatos usados para desenhar letras, palavras e textos: desde aqueles que aparecem nas telas dos computadores, até os que são estampados em letterings nas camisetas. É possível compor letras digitalmente e também usando pincel e tinta”, complementa, sobre o novo paradigma da tipografia na era digital.
Os processos tipográficos de agora são, em sua maioria, permeados pela digitalização da comunicação. “Hoje, o computador facilita muito. Com softwares gráficos voltados para edição de texto, é possível criar várias combinações tipográficas diferentes e testar suas possibilidades de configuração antes de despachar arquivos para suas versões finais”, pontua Prof. Bolívar. O autor também ressalta a atual diversidade de aplicações dos conhecimentos tipográficos – desde postagens para redes sociais, letreiros dos créditos de filmes e seriados, composições de livros, cartazes e outros materiais gráficos, interfaces de aplicativos e vídeo-games, e muito mais.
A leitura de “Introdução à Tipografia” é altamente recomendada aos profissionais e estudantes do Design Gráfico – e a todos que se fascinam pela arte da comunicação visual. O livro também oferece uma lista de exercícios tipográficos sugeridos pelo Prof. Bolívar e outras referências para se aprofundar na tipografia brasileira. “São várias ‘pontas soltas’ que deixo para quem quiser praticar, ler mais, aprofundar-se no tema e conhecer mais pessoas com os mesmos anseios”, convida o autor.
Lançamento do livro “Introdução à Tipografia”, de Bolívar Teston de Escobar
Data: 30 de junho de 2023
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Livraria Da Vila – Shopping Pátio Batel – Av. do Batel, 1868 – Loja 314 – Batel, Curitiba – PR, 80420-090
Evento gratuito e aberto ao público
Mais informações sobre o livro “Introdução à Tipografia”
Ficha técnica
Livro: Introdução à Tipografia
Autor: Bolívar Teston de Escobar
Número de páginas: 280
ISBN: 9788522703906
Formato: brochura (paperback)
Dimensões: 1,5 × 14,3 × 21 cm
Preço: R$114,00
Editora: Intersaberes
Adquira um exemplar do livro “Introdução à Tipografia”
Sobre o Autor
Bolívar Teston de Escobar é formado em Design Gráfico e mestre em Design de Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde agora também conduz uma pesquisa de doutoramento na área da Teoria e História do Design. Sua experiência na área do design envolve trabalhos de diagramação e editoração, ilustração, animação e infografia, além de ter experiência como UI e UX designer, tendo conduzido pesquisas e projetos de interfaces visuais e produtos e serviços digitais. Foi professor substituto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), nos cursos de Design, e também produziu aulas para a Faculdade de Negócios da UNINTER, nos cursos de desenvolvimento de jogos digitais. É também autor do livro humorístico Vossa Excelência, a Jojoca, lançado pela Contravento Editorial em 2021.