Inteligência Artificial para o sucesso do seu negócio: o potencial das novas tecnologias no contexto organizacional
15 de junho de 2023
De forma perceptível ao consumidor final ou não, a inteligência artificial já faz parte do nosso cotidiano e não está mais restrita ao mundo da tecnologia. Na detecção de transações fraudulentas, previsão de tendências de moda, melhoria da segurança cibernética, personalização do atendimento ao cliente via chatbots, automatização de processos e serviços com base nas preferências do usuário… O mundo de agora convida a questionar: como a inteligência artificial está mudando as empresas, o mercado e a sociedade? As páginas de “Inteligência artificial aplicada a negócios” oferecem caminho para o encontro destas respostas.
O livro é o mais recente lançamento de Márcio José das Flores, mestre em Administração (UFPR) especializado em Logística Empresarial (PUC/PR), e Alexandre Leal Bess, mestre em Modelagem Matemática em Finanças (USP). “Buscamos elaborar esta obra como um manual ou handbook de como o empreendedor pode iniciar o uso da IA em seus negócios, e irá encontrar neste livro não apenas um guia rico em exemplos sobre como usar as novas tecnologias a favor de seu negócio, mas também inspiração para refletir sobre seus empreendimentos à luz do potencial da IA”, convida Me. Márcio das Flores. Venha ampliar seu entendimento sobre aprendizado de máquina, modelagem de dados, computação cognitiva, cenário nacional e internacional do uso de IA nas empresas e a relevância da IA na sociedade do conhecimento.
Inteligência Artificial no planejamento estratégico
Aplicar a inteligência artificial aos negócios é usar ferramentas que possibilitam às máquinas a realização de tarefas que normalmente exigem inteligência humana para sua execução – como reconhecimento de padrões, aprendizado, raciocínio e tomada de decisão. Para isso, os dados são matéria-prima fundamental: eles fornecem informações sobre o consumidor, os concorrentes, as tendências e o mercado. “A partir dos dados, é possível criar modelos de predição e algoritmos que dão oportunidades ao planejamento estratégico, como otimizar processos, reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a experiência do cliente, inovar produtos e serviços e gerar vantagem competitiva”, explica Me. Márcio das Flores. Saúde, manufatura, varejo, cibersegurança, marketing, vendas, atendimento ao cliente, recursos humanos e finanças são alguns dos setores que já incorporam a IA em suas operações.
Mais do que executar funções até então desempenhadas por humanos, a inteligência artificial funciona para executá-las cada vez melhor. “O aprendizado de máquina é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos, baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana”, diz Me. Márcio das Flores. As etapas do ciclo de aprendizado de máquina consistem em coleta de dados, preparação dos dados, escolha do modelo, treinamento, avaliação, aprimoramento dos parâmetros e predição – aprofundadas, uma a uma, no quinto capítulo do livro. “Para rastrear novos dados que aprimorem a precisão das previsões, é importante monitorar o desempenho do modelo ao longo do tempo, verificando se continua válido e relevante para o problema. Além disso, é preciso coletar e integrar novos dados que tragam mais variáveis explicativas para o modelo, e reavaliá-lo periodicamente”, salienta o autor.
IA na sociedade do conhecimento
Hoje, nossa sociedade se baseia na produção e difusão do conhecimento como fator de desenvolvimento econômico, social e cultural. Por funcionar de maneira que lembra o pensamento humano, a inteligência artificial tem potencial para contribuir com a evolução do conhecimento de diversas formas. “Melhorando a eficiência e a produtividade do conhecimento, por meio da automação de tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, o que libera tempo e recursos para atividades mais importantes e criativas. Também ampliando o acesso e a democratização do conhecimento por meio da criação de novas formas de aprendizagem e ensino, personalizadas, interativas e adaptativas, que podem melhorar a qualidade da educação e reduzir as desigualdades”, são exemplos práticos destacados por Márcio das Flores.
A leitura de “Inteligência artificial aplicada a negócios” abre os olhos, de forma lógica e lúcida, para as potencialidades e desafios que as novas tecnologias trazem ao universo empresarial. Uma obra excepcional para empreendedores, administradores e estudantes – já disponível para compra no site da Livraria Intersaberes.
Ficha técnica
Livro: Inteligência artificial aplicada a negócios
Autores: Alexandre Leal Bess e Márcio José das Flores
Número de páginas: 186
ISBN: 9788522705009
Formato: brochura (paperback)
Dimensões: 1 x 14,3 x 21 cm
Preço: R$74,40
Editora: Intersaberes
Adquira um exemplar do livro “Inteligência artificial aplicada a negócios”
Sobre o Autor
Márcio José das Flores é Graduado em Administração de Empresas – Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Positivo (2000), especialista em Logística Empresarial pela PUC-PR, MBA em Estratégia e Gestão Empresarial e mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é Gerente de Compliance no Banco Bradesco S.A. Tem larga experiência na área de gestão empresarial, com ênfase em Administração de Projetos, atuando com projetos de tecnologia em Compliance, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Sanções, Modelagem e Riscos de Crédito, Gestão de Portfólio e Sistemas de Informação.
Alexandre Leal Bess é mestre em Modelagem Matemática em Finanças pela Universidade de São Paulo (USP), também foi aluno do MIT em curso de Big Data. Após anos trabalhando em instituições financeiras e em consultorias internacionais, tem auxiliado startups em assuntos relacionados à modelagem quantitativa. É CEO de empresa que aplica intensivamente modelos, robôs e inteligência artificial para aumentar a produtividade de usuários ao lidarem com regulações.