O cidadão é rei: livro debate o papel do Marketing na prestação de serviços públicos à sociedade
28 de abril de 2022
Enquanto o setor privado já se preocupa em conquistar os consumidores há muito tempo, o atendimento prestado pelo setor público é bem diferente. São frequentes as reclamações de cidadãos que não tiveram suas demandas atendidas em qualidade e agilidade; muitos chegam a ser maltratados por servidores mal orientados. Os serviços públicos, vistos como gratuitos, são pagos pelos impostos do cidadão que tem direito a recebê-los com excelência. O Livro “O Cidadão é Rei! Marketing e atendimento em serviços públicos”, dos autores Achiles Batista Ferreira Junior e Shirlei Miranda Camargo, sugere o Marketing como caminho para melhorar as relações entre os cidadãos e a gestão pública.
O Marketing tradicional busca entender os desejos e necessidades dos consumidores para poder satisfazê-los e, assim, gerar engajamento e fidelidade à marca. Quando a mesma lógica é aplicada ao setor público, os cidadãos são tratados como público-alvo e os gestores conseguem trabalhar por soluções que vão ao encontro das demandas da sociedade. “O marketing público é uma especificidade do marketing tradicional que pode (e deve) ser aplicado nas mais diversas áreas como pesquisa, criação de produtos/serviços, desenvolvimento de bons relacionamento, na comunicação mais assertiva com os diversos stakeholders, na construção de uma imagem sólida e bem avaliada“, sugere Shirlei, especialista em Marketing Estratégico.
Marketing público, marketing político e marketing eleitoral
O serviço público precisa lembrar que, além de pagar impostos, o cidadão também é eleitor. Valorizar e respeitar esse cidadão torna-se, então, uma questão estratégica para os gestores públicos interessados em criar relacionamentos a médio e longo prazo. Partindo dos fundamentos tradicionais do Marketing, o livro explora conceitos específicos do Marketing público, político e eleitoral – mostrando ao leitor a amplitude do papel do Marketing no serviço à sociedade.
“O Marketing político se preocupa em criar estratégias para adequar candidatos aos eleitores em potencial, com a construção de uma imagem a longo prazo. Diferentemente do Marketing eleitoral, que foca nas eleições em si, a curto prazo”, explica Shirlei. O Marketing público, por sua vez, se preocupa em conhecer e suprir as necessidades dos cidadãos, sejam eleitores ou não. Se faz útil na prestação de serviços em prefeituras, câmaras, órgãos públicos, hospitais, postos de saúde; em todas as frentes da esfera pública.
Desafios do marketing público e o “novo consumidor”
Abrir espaço para a prática de um Marketing sério e responsável na administração pública requer, em primeira instância, um novo olhar sobre a prestação de serviços públicos. “O desafio é convencer os agentes públicos de que o cidadão deve ser tratado de forma excepcional e que os serviços nunca foram gratuitos, mas sim pagos antecipadamente através dos impostos”, comenta Achiles. As grandes marcas do mercado privado fornecem exemplos eficientes que podem ser replicados no segmento público – mas, antes de tudo, os gestores precisam entender a entrega de bons serviços como manifestação de respeito ao contribuinte.
Esse cenário começa a se transformar através do perfil do “novo consumidor”. Conectado e mais consciente de seus direitos, o cidadão contemporâneo estabelece um novo parâmetro de relação com os serviços públicos. “O consumidor passa a ter acesso às informações de forma rápida, integral e ágil, pesquisando mais, interagindo mais e se tornando positivamente mais crítico ao comparar grandes marcas do segmento privado em relação ao setor público”, explica Achiles. O livro alerta para as novas percepções de qualidade atualmente manifestadas tanto pelos consumidores quanto pelos prestadores de serviços.
“O Cidadão é Rei! Marketing e atendimento em serviços públicos” é uma obra que traduz, de forma didática e objetiva, as teorias do Marketing tradicional para aplicá-las ao setor público. Dialoga com gestores, servidores, colaboradores que trabalham diretamente com os cidadãos e estudantes de Marketing que pretendem trabalhar no setor público. Ao comparar o mundo corporativo com o mundo público, o livro levanta alternativas para a construção de uma sociedade mais satisfeita.
Sobre os autores
Prof. Dr. Achiles Batista Ferreira Junior
Doutor em Tecnologia & Sociedade PPGTE UTFPR, Mestre em Gestão de Negócios pela UFSC (2002); possui duas graduações, sendo Bacharel em Administração de Empresas e Bacharel em Informática (UTP/PR), possui 08 cursos Lato Sensu, sendo eles: MBA Marketing Empresarial pela FESP (2001); MBA em Administração e Gestão de Varejo (UNINTER 2016), MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades (IBPEX 2014); Especialista em Metodologia do Ensino Superior – FESP (2001); Especialista em Educação Tecnológica e Novas Mídias – FATEC (2007); Especialista em Formação de Docentes em EaD (2104); Especialista em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (2015); Especialista em Filosofia e Ciência (2017), Especialista em Gestão Comercial e Marketing Digital (2020/2021). Autor de 10 livros e 27 E-books na área de marketing. Redes Sociais: @achilesjunior
Prof. Dra. Shirlei Miranda Camargo
Doutora em administração pela Universidade Federal do Paraná (PPGADM – UFPR), com ênfase em marketing estratégico. Possui mestrado em Administração/Marketing pela mesma instituição (2008), e especialização lato sensu em Administração/Marketing pela Fae Business School (2004), Tem também graduação em Desenho industrial/Projeto de produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998).
Ficha técnica
Livro: O Cidadão é Rei! Marketing e atendimento em serviços públicos
Autores: Achiles Batista Ferreira Junior e Shirlei Miranda Camargo
Número de páginas: 228
ISBN: 9786555173826
Formato: brochura
Dimensões: 1.2 × 14 × 21 cm
Preço: R$91,20 R$63,84 (Mês do Livro Intersaberes – 30% de desconto, válido até 30/04/2022)
Editora: Intersaberes
Mais informações sobre o livro “O Cidadão é Rei! Marketing e atendimento em serviços públicos”