De criança para cidadão: como a leitura de valores prepara para a vida adulta

28 de agosto de 2025

Quando pensamos nos termos cidadania e infância, frequentemente consideramos a criança uma personagem absolutamente passiva, detentora de direitos e merecedora de proteção, amor e cuidados; por outro lado, raramente enxergamos esse mesmo indivíduo como um ser capaz de participar ativamente dos rumos da sociedade; como alguém com voz, pensamentos coerentes, desejos, anseios e demandas legítimas; como sujeito capaz de refletir, de propor e de efetivar seus direitos (Mesquita, 2022).  

A palavra que responde a esse questionamento é educação. No contexto das obras do selo Primeiro Saberes, educação associada a valores e virtudes, fundamentos de uma sociedade justa, empática, integrada e consciente. E qual é a melhor maneira de incentivar nossas crianças a atuarem no mundo com base nos melhores conceitos consolidados na trajetória da humanidade do que trazer a literatura para a vida dos pequenos?

Essa é a ferramenta que o selo Primeiro Saberes deseja utilizar para criar um futuro mais harmonioso, pacífico, pautado na compreensão, na aceitação, explorando transversalmente temas profundos e fundamentais com histórias encantadoras por meio das quais as crianças poderão pensar sobre conquistas e perdas, características pessoais e únicas, meio ambiente, trajetórias de vida, anseios e medos, tudo cercado de aura de fantasia, fabulação e imaginação que é a chave para atrair não só novos leitores, mas novos cidadãos.

Literatura infantojuvenil é um convite para semear valores e virtudes nos pequenos, construindo alicerces morais sólidos desde cedo.

Nesse sentido, a literatura infantojuvenil é um convite para semear valores e virtudes nos pequenos, construindo alicerces morais sólidos desde cedo. Histórias que abordam respeito, solidariedade, honestidade e persistência não são apenas entretenimento; elas facilitam a inserção de conceitos éticos e morais de forma lúdica e acessível. Ao invés de didatismo explícito, as narrativas permitem que as crianças absorvam as “lições” por meio das experiências dos personagens, fortalecendo a inteligência moral e social. É um terreno comum para pais e escolas cultivarem princípios que inspiram superação e contribuição coletiva.

Mas como se organizam esses valores nas obras Primeiros Saberes? Nossas obras se fundamentam em quatro temáticas principais:

Alicerçado nesses quatro pilares, o selo Primeiros Saberes busca oferecer um espaço para que as crianças olhem para si, reconheçam o outro, respeitem o ambiente e reflitam sobre seus afetos. Mas o aprendizado não para por aí: as obras Primeiros Saberes versam sobre a esperança, estimulam a coragem, abrem portas para o diálogo e descortinam novos horizontes de debate. Não são esses os ingredientes para as crianças vivenciarem a cidadania?

Referências

MESQUITA, Delma Lúcia de. Cidadania desde a infância e educação para a democracia: da negação da fala à perspectiva de fortalecimento da voz da criança. Revista Brasileira de Educação, n. 27, jul./set. 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/NTccBByqp94d3FmCszMhSTj/?format=html&lang=pt>. Acesso em: 22 ago. 2025.