Faq - Intersaberes

Perguntas frequentes

O que a Editora InterSaberes faz?

Em seus 15 anos de atuação, a InterSaberes se consolidou como uma das principais editoras acadêmicas do país, com mais de 1.400 livros publicados. Do impresso ao virtual, hoje a Editora também disponibiliza seu acervo por meio da Biblioteca Digital InterSaberes e de outras plataformas parceiras de distribuição de e-books. Acompanhando as tendências e mudanças no mercado, a empresa desenvolve ainda soluções para EAD, justamente para cumprir seu propósito: a democratização do conhecimento. São soluções voltadas para um mercado que exige serviços marcados pela customização e adaptação às expectativas de alunos cada vez mais exigentes.

Quais são essas soluções que a Editora InterSaberes desenvolve?

Em sua atuação ao longo dos últimos anos, a InterSaberes desenvolveu 6 soluções educacionais voltadas para atender necessidades específicas de cada IES: Disciplinas EAD; Produção on demand; Customização de Livros; Biblioteca Digital; KIT Credenciamento; e Consultoria Editorial. Abordaremos cada uma delas nas demais perguntas a seguir.

Como funcionam as Disciplinas EAD InterSaberes?

As IES parceiras contam com um catálogo de disciplinas em formato digital, pronto e flexível, para a montagem ou adaptação da grade curricular de cursos de todos os níveis. São mais de 1.000 disciplinas em 52 áreas do conhecimento, que podem ser acessadas pela LMS da InterSaberes (ContentusPlay) ou facilmente integradas com qualquer outra LMS.

Como é composta uma disciplina EAD da InterSaberes?

Trata-se de um conjunto de conteúdos escritos e audiovisuais, elaborados por professores e profissionais especializados nas mais diversas áreas do conhecimento, ao qual os alunos poderão ter acesso para realizar seus estudos. São conteúdos direcionados para que instituições de ensino superior (de qualquer porte ou categoria administrativa) possam montar e ofertar cursos de graduação EAD e pós-graduação EAD, além dos 40% da carga horária dos cursos presenciais (conforme decreto da Portaria n. 2.117, de 6 de dezembro de 2019).

Quem são os profissionais que produzem os conteúdos da Editora InterSaberes?

A InterSaberes conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas em EAD. São mais de 40 profissionais responsáveis por um processo produtivo adaptado às expectativas de alunos cada vez mais exigentes. Em um cenário no qual vemos nascer um “novo normal na educação”, espera-se das IES uma reformulação metodológica, que atenda ao perfil do estudante que vivencia essa realidade e busca ir além do modelo antiquado e limitado ao qual foi exposto em toda sua trajetória educacional.

Quem são os professores que produzem os conteúdos?

A Editora InterSaberes conta com um banco de mais de 3.500 profissionais, autores e/ou professores. São Especialistas, Mestres, Doutores e Pós-Doutores que contribuem com o seu conhecimento para levar conteúdo e educação de qualidade ao alcance de todos. Esse seleto grupo inclui grandes nomes do contexto educacional, nacional e internacional, como Pedro Demo, Cristóvam Buarque, Bernadete Zagonel, Ernani Terra e Marcos Meier.

Minha IES pode confiar na qualidade desse acervo da Editora InterSaberes?

Reconhecida por sua excelência, a Editora InterSaberes já foi indicada ao Prêmio Jabuti por diversas vezes, tendo sido agraciada em 2015 com o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, com a obra História da Literatura Universal, da autora Ana Maria Junqueira Fabrino. Em 2020, a Editora foi eleita TOP na Educação como a biblioteca digital mais lembrada do Brasil, sendo a biblioteca digital mais acessada na BV Pearson. Além disso, nossos conteúdos já contribuíram para o conhecimento de mais de 250 mil estudantes matriculados em suas 30 IES parceiras.

O que está incluso em cada disciplina do acervo da InterSaberes?

Cada disciplina da InterSaberes é produzida em paralelo às demandas do mercado e da especificidade de cada área do conhecimento. Portanto, algumas disciplinas apresentam maior detalhamento de conteúdo escrito e de materiais complementares, ao passo que outras dispõem de um aprofundamento no conteúdo audiovisual e na prática. Via de regra, cada disciplina da InterSaberes tem as seguintes características:

Tipo de material Característica
e-book 1 com 90 a 120 páginas
Aula de Apresentação da Disciplina 1
Videoaulas 36 a 48
Horas em videoaulas  6 horas
Slides de Apresentação das Aulas ~ 60 slides
Banco de Questões 30 a 100 questões avaliativas*
Carga Horária Sugerida 40 a 60 horas

*variam conforme o nível: disciplinas de Graduação EAD possuem de 80 a 100 questões. Disciplinas de pós-graduação possuem, em média, 30 questões.

 

Como funciona o cálculo de carga horária da disciplina?

Como indicado anteriormente, é sugerida a carga horária que varia entre 40 e 60 horas. Esse cálculo leva em consideração: 

– as horas de leitura do e-book (em média 3,5 minutos por lauda);

– as horas do conteúdo em vídeo (em média 6 horas em vídeo por disciplina);

– as horas das atividades complementares sugeridas no e-book e/ou nas videoaulas.

Logicamente, a IES deve considerar esse cálculo e adequar a carga horária conforme sua necessidade específica, considerando as especificidades do seu PDI e de demais documentos institucionais.

Como é o processo de produção desses conteúdos?

A Editora InterSaberes insere no DNA de seus materiais didáticos três componentes fundamentais: 

– Repertório criteriosamente fundamentado nas legislações educacionais brasileiras. 

– Conteúdo balizado pelo que há de mais atual e pertinente no cenário acadêmico- científico brasileiro. 

– Parceria com produtores de conhecimento renomados, com profunda formação acadêmica, amparados por pareceristas técnico-científicos altamente especializados em suas áreas de atuação. 

Essa essência perpassa toda a produção da InterSaberes, seja de obras técnico-científicas (livros), seja de disciplinas EAD.

Esse fluxo editorial atende às exigências do MEC, para que minha IES possa ser atendida aos requisitos mínimos de qualidade de conteúdo?

Sim, sem dúvida. Com base nos pré-requisitos determinados pelo MEC, os coordenadores de conteúdo da InterSaberes (mestres e doutores) avaliam preceitos necessários à concepção das unidades curriculares (UCs) necessárias aos cursos atendidos pela Editora. Vamos a eles: 

DIRETRIZES LEGAIS 

Atendimento de especificações dos seguintes diplomas legais: Constituição Federal; LDBEN; DCNs − Diretrizes Curriculares Nacionais, marcos regulatórios do ensino superior e da educação a distância (INEP, MEC); instrumentos de avaliação (Sinaes, Enade etc.) e órgãos de classe. 

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Nesse caso, os coordenadores têm em vista os seguintes aspectos: 

Objetivos do curso: verificam-se os fatores necessários para que as UCs auxiliem no processo de constituição de profissionais capazes de transformar o conhecimento científico em condutas profissionais e pessoais que farão parte de sua capacidade de atuação. Esta, por sua vez, é definida como aquilo que os alunos precisarão estar aptos a fazer. 

Competências do mercado de trabalho e perfil do profissional egresso: avalia-se a capacidade do curso e de seus respectivos materiais de tratar de habilidades e competências almejadas e exigidas no mercado de trabalho – que deve ser abordado em sua atualidade, suas demandas e suas especificidades –, bem como das características do profissional a ser formado pelas obras e aulas da Editora. 

PROPOSIÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR E DA MATRIZ DE CONTEÚDO

Devidamente mapeados esses critérios, os coordenadores passam às seguintes elaborações: 

Proposição da matriz curricular: especificam as disciplinas e as cargas horárias de determinado curso; quando um aluno se matricula em determinada instituição de ensino, ele toma como base as informações contidas nessa proposta. 

Matriz de conteúdo: organização temática de disciplinas e, por consequência, de materiais de apoio, cujos pressupostos pedagógicos são os seguintes − atendimento dos conceitos de andragogia; interdisciplinaridade; flexibilidade; inovação; competências; metodologias ativas; multidisciplinaridade; locoregional; abrangência; aprofundamento; coerência teórica; relação teoria versus prática; acessibilidade. 

Na sequência, os materiais referentes às UCs (materiais didáticos digitais, livros didáticos, videoaulas, bancos de questões de avaliação e trabalhos práticos e estudos de caso) já podem ser produzidos e, posteriormente, avaliados por pareceristas técnico-científicos ad hoc.

Em que consistem os slides que acompanham as aulas?

São materiais complementares ao estudo e que constam em cada videoaula ministrada pelo professor. Eles são elaborados para que o aluno acompanhe os conteúdos escrito e em vídeo, enriquecendo o processo de estudo.

Qual é o parâmetro de escrita dos e-books da CONTENTUS?

Autores de renome e rígido padrão editorial: essas são as marcas dos materiais da CONTENTUS. Atualidade dos conteúdos, abordagem adequada ao público-alvo e linguagem dialógica fazem parte do DNA dessas obras, que acrescentam saber acadêmico ao conhecimento de mundo do aluno. Munidos de indicações culturais, atividades que desafiam o leitor a unir teoria e prática e recomendações de leitura de obras renomadas, artigos científicos de grandes estudiosos e textos acadêmicos de instituições de ensino prestigiadas, os conteúdos de nossa plataforma são tudo o que sua IES necessita. 

Como funciona a plataforma CONTENTUS PLAY? Quais são seus principais recursos?

Com informações atualizadas, detalhadas e de fácil acesso, a navegabilidade é a prioridade principal da CONTENTUS PLAY. Vamos explorá-la? 

  • Dashboard:  para conferir e acompanhar dados do seu plano e obter informações objetivas sobre seu espaço na plataforma, acesse esta aba.
  • Relatórios: as informações sobre a(s) licença(s) da IES estão aqui – porcentagem utilizada; licenças inativas; panorama dos cursos cadastrados (disciplinas, alunos inscritos e inativos; tempo médio de acesso).
  • Planos: tenha à disposição resumos dos planos contratados pela IES: quantidade de licenças contratadas, tipos de licenças e status, tudo dinamizado por um sistema de filtragem para pesquisas rápidas.
  • Alunos: com apenas um clique, cadastre alunos, insira e edite contatos e importe listas de estudantes. 
  • Cursos: nesta aba, a IES terá acesso ao cadastro de cursos e disciplinas inseridas em seu pacote. Além disso, a elaboração de listas de cursos e edição de dados de cada um deles se torna muito mais fácil e rápida.
  • Catálogo de disciplinas: os conteúdos detalhados e categorizados de todas as disciplinas dos cursos ofertados pela IES estão a seu dispor. Deseja buscar disciplinas apenas com uma palavra? Quer pesquisar conteúdos favoritados e disponíveis, listas de disciplinas favoritas e pedidos? Deseja migrar conteúdos de suas disciplinas para o Moodle e ter a visualização dos conteúdos nessa plataforma? Precisa de dados da IES, alterar senhas e fotos? Esta é sua ferramenta.    

Qual é o parâmetro de escrita dos livros e e-books?

Todo o processo de escrita dos livros da Editora InterSaberes segue um rígido acompanhamento técnico-editorial. São livros ricos em recursos pedagógicos e pautados em uma linguagem dialógica, que aproxima leitor e conteúdo. As obras contam com recursos de aprendizagem como indicações culturais, atividades de autoavaliação, questões para reflexão, atividades práticas e bibliografia comentada.

E em relação à acessibilidade nas disciplinas?

Das 1.008 disciplinas disponíveis na plataforma, 15 delas contam com recurso de intérprete de libras  (como é o caso da disciplina Fundamentos Socioantropológicos da Educação – por exemplo). Para o segundo semestre, estão previstas duas melhorias na CONTENTUS em relação a recursos de acessibilidade, sendo elas: 

  1. ampliação do acervo em larga escala com o recurso de intérprete de libras com base na tecnologia VLibras: https://www.vlibras.gov.br/
  2. leitura em voz robotizada para deficientes visuais com base na tecnologia DAISY Consortium: https://daisy.org/activities/software/

É importante frisar que as disciplinas em acervo que já dispõem de intérprete de libras foram atualizadas com esse recurso sob demanda das IES parceiras. Isso significa que, quando houver necessidade de customização vinda da ESAB para qualquer tipo de recurso de acessibilidade, essa demanda será atendida prontamente. Para suprir às IES parceiras em suas demandas, primamos pela assertividade nos processos produtivos internos.

Como é o Banco de Questões que a Editora InterSaberes oferece em conjunto com as disciplinas?

Nosso banco de questões (BQ) obedece ao padrão característico das provas do Enade. Por isso, os professores e profissionais contratados para supri-lo recebem manual e treinamento especial para atender a essa especificação. Toda disciplina do catálogo da InterSaberes dispõe de 30 a 100 questões avaliativas de múltipla escolha. A quantidade de questões varia conforme o nível indicado para o uso da disciplina: disciplinas de Graduação possuem de 80 a 100 questões. Disciplinas de pós-graduação possuem, em média, 30 questões. Assim que elas são elaboradas pelos professores ou outros profissionais contratados pela Editora, essas atividades passam por rígido critério de edição e revisão. Após esse processo, são cadastradas no sistema da InterSaberes (ContentusPlay) e podem ser disponibilizadas também via API.

Como é o formato da prova on-line que o aluno realiza?

A prova conta com 10 questões de múltipla escolha, sendo a própria IES a responsável por definir a nota/peso da avaliação. Se o aluno corresponder à nota mínima, ele é aprovado e passa para a próxima disciplina. Caso ele não atinja o patamar necessário, o sistema libera uma prova de recuperação, no mesmo formato, com questões e alternativas diferentes. Se porventura ele também não passar nessa segunda avaliação, o sistema recomenda ao estudante que procure a secretaria acadêmica da instituição.

Como essas questões são acessadas pelo estudante?

São liberadas para o aluno após ele concluir 90% do conteúdo programático da disciplina ou, ainda, após uma data estipulada pela IES conforme seu projeto pedagógico e cadastrada no sistema. As questões e suas alternativas são distribuídas randomicamente, dificultando qualquer tentativa de cópia ou replicação de respostas. Ao concluir a avaliação, o aluno verifica sua nota em tempo real. Caso ele não atinja o peso mínimo estipulado pela IES, o sistema libera uma prova de recuperação. Caso não tenha êxito, a plataforma orienta o estudante a procurar a secretaria e/ou coordenação acadêmica da IES.

Quem elabora essas questões?

As questões são elaboradas pelos professores e autores que ministram as aulas ou, ainda, por outros profissionais especializados para a elaboração desses exercícios. 

A nota avaliativa do banco de questões pode ser integrada ao sistema RM da IES?

Claro. Isso pode ser realizado por uma simples integração, a ser realizada e ajustada entre as equipes de TI da InterSaberes e da IES.

As disciplinas dispõem de algum material físico adicional?

Não, mas contam com um diferencial: o e-book da disciplina pode ser impresso pelo estudante. Além disso, temos a opção de livros customizados com a logo da instituição − nesse caso, com valor adicional que pode variar de acordo com o livro escolhido e a titulação do autor.

Qual é a carga horária das disciplinas?

Cada uma das disciplinas dispõe de uma carga horária sugerida que varia entre 40 e 60 horas.

Qual é a métrica usada para esse cálculo da carga horária?

O cálculo depende de algumas variáveis, tais como: quantidade de páginas do e-book (levando em consideração cerca de 3:30 minutos por lauda lida); atividades adicionais da disciplina e leituras ou estudos complementares sugeridos pelo professor da disciplina. Em relação à carga horária das videoaulas, ela é fixa: 6h por disciplina.

Qual é o prazo para que as disciplinas estejam disponíveis ao aluno, após a contratação?

Via de regra, 7 dias após a assinatura do contrato, incluindo integração dos sistemas e treinamento.

Qual é a frequência de atualização dos conteúdos? As aulas ofertadas são atuais?

O nosso acervo é atualizado regularmente com novas disciplinas. Sendo assim, disponibilizamos tanto as disciplinas mais antigas quanto as atuais. Em 2021, teremos 2.000 novas disciplinas no acervo e 200 atualizações de conteúdo, que são realizadas conforme os feedbacks que recebemos dos clientes.

O sistema da Editora faz a gestão do aluno dentro da plataforma, indicando as matrículas realizadas?

Sim, o sistema contabiliza as disciplinas matriculadas por mês e por aluno, considerando o limite mínimo de 100 disciplinas do mês. Ao ultrapassar esse limite, a IES pode continuar matriculando e o sistema cobrará disciplinas adicionais.

Eu preciso obrigatoriamente utilizar a plataforma ContentusPlay?

A IES pode utilizar a ContentusPlay sem custo, porém qualquer outro LMS pode ser integrado; nesse caso, a IES utilizará a plataforma ContentusPlay apenas para realizar os cadastros de cursos e exportá-los para o LMS escolhido. Feito esse processo, todo o acesso será realizado pelo LMS próprio da IES.

É possível visualizar quando o aluno finalizou o estudo de uma disciplina, para então a IES matricular a próxima disciplina para esse estudante?

Sim, a IES poderá consultar quais são as disciplinas vinculadas ao aluno. Além disso, ao cadastrar as disciplinas, a IES informa o prazo de que o aluno dispõe para estudo; assim, a instituição saberá quando matricular a próxima disciplina.

Os e-books das disciplinas dispõem de fichas catalográficas?

Cerca de 40% das disciplinas EAD contam com livros digitais, ou seja, materiais com ficha catalográfica e ISBN próprios. As demais disciplinas têm o e-book como material complementar. Até o final de 2021, 100% do acervo será padronizado com livros digitais. 

A plataforma ContentusPlay permite alguma interação com web e Google Meet?

Não, nossos conteúdos podem ser exclusivamente integrados com LMS. Caso a IES esteja buscando uma interação via streaming, deverá fazê-lo paralelamente ao uso da LMS.

É possível combinar fragmentos de disciplinas? Por exemplo: unir as aulas 2 e 5 de uma disciplina e a aula 4 de outra, para montar uma única?

Até certo ponto, conseguimos suprir essa demanda caso a IES necessite. Temos um modelo de negócio de licenciamento de disciplinas, sem exclusividade, no qual a IES compra o direito de uso de uma disciplina por 5 anos, tornando-se “proprietária” do conteúdo para poder customizar uma ou mais disciplinas conforme seu interesse, dentro da Contentusplay.

O que é o KIT Credenciamento?

O KIT Credenciamento é um produto da InterSaberes que tem como objetivo assessorar a IES no ato legal de credenciamento e reconhecimento de curso junto ao MEC. Basicamente, ele contempla o cadastro de 50% do(s) curso(s) desejado(s) pela IES na plataforma ContentusPlay, bem como posterior treinamento para que a equipe da instituição esteja apta a apresentá-los aos avaliadores do MEC nos dias da visita.

Qual é a vigência do contrato do KIT Credenciamento?

São 6 meses de contrato da operação KIT Credenciamento, a partir da data de assinatura até a data estimada da visita do MEC e mais 6 meses após a visita, pois esse é o prazo mínimo que o MEC estipula para dar seu parecer final à IES.

O que é a Produção on-demand?

Trata-se de um produto da Editora InterSaberes direcionado para a produção de qualquer conteúdo educacional customizado e/ou personalizado conforme o interesse da IES. Ainda que tenhamos hoje o maior acervo de disciplinas do mercado educacional, é possível que a IES não identifique nesse vasto repertório uma ou mais disciplinas de que tenha necessidade. Assim, nós abrimos as portas dos nossos estúdios e da nossa Editora para que a sua IES produza seu material com quem mais entende de produção EAD no Brasil. 

Qual é o custo para a IES realizar uma produção on-demand?

O valor de produção dependerá da análise de três variáveis: 1) prazo; 2) recursos das produções; 3) exigência das titulações dos profissionais contratados pela Editora. Caso queira saber mais sobre como funciona esse serviço personalizado da InterSaberes, solicite um orçamento aos nossos consultores.

Qual é o prazo médio para a produção de uma disciplina on-demand?

Considerando o padrão de produção InterSaberes, conforme exposto na pergunta n. 8, são em média 5 meses para produção − desde a data da assinatura do contrato até a entrega final dos materiais (e-book, slides, BQ e videoaulas).

Como funciona a Customização de Livros?

Além das soluções já apresentadas, a InterSaberes oferece a customização de livros como uma opção para a IES  se diferenciar em um mercado educacional cada vez mais competitivo. Todo o nosso acervo de livros, com mais de 1.400 obras, está disponível para que a instituição possa customizar a capa ou o miolo e, assim, entregar um material personalizado para seus estudantes. Em muitos casos, essa opção reforça o branding da empresa de ensino na sua cidade ou região; além disso, mostra que a IES se preocupa com as necessidades de seus estudantes, que estão se adaptando à transição do ensino presencial para o EAD.

Quais são os valores para a customização dos livros para a minha IES?

Dependerá da quantidade de títulos e da tiragem de impressão. A InterSaberes tem grandes parcerias com gráficas, em razão do trabalho de mais de 15 anos na produção de materiais impressos, o que beneficia as IES parceiras nesse processo de customização e entrega de livros físicos. Solicite aos nossos consultores um orçamento ou, ainda, nosso catálogo de livros, que contém em detalhes as faixas de preços.

O que é e como funciona a Biblioteca Digital da InterSaberes?

A IBD (Intersaberes Biblioteca Digital) é a plataforma de e-books da Editora InterSaberes. São mais de 1.200 títulos para compor as bibliografias da sua IES e garantir para os seus cursos a qualidade que o MEC exige. Sua instituição poderá usar a IBD por meio da nossa plataforma própria ou por meio de integração/API para a sua plataforma própria de e-books

Como faço para conhecer a IBD?

Basta clicar no link abaixo e realizar um cadastro simples para ter acesso irrestrito e grátis a todo o acervo por 10 dias: http://ebooks.intersaberes.com.br/#teste-gratis 

Quais são as características dos livros escritos e disponibilizados na IBD?

Livros reconhecidos e premiados nacionalmente, com 4 indicações ao Prêmio Jabuti (mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro):

Mediação da aprendizagem na Educação Especial | Autor: Marcos Meier (2012)

História da Literatura Universal | Autora: Ana Maria Junqueira Fabrino (2015), agraciada na categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas.

Estética & Semiótica | Autora: Lucia Santaella (2019)

Inteligência artificial aplicada: uma abordagem introdutória | Autor: Luciano Frontino de Medeiros (2019)

 

Além dessas realizações, a Editora coleciona outros diferenciais:

 – Prêmio TOP na Educação 2020 | A biblioteca digital mais lembrada do Brasil (http://premiotopeducacao.com.br/vencedores).

 – IBD como a editora mais acessada da BV Pearson.

Qual é o custo para a adesão à IBD?

Varia de acordo com a quantidade de alunos de sua IES. Solicite um orçamento aos nossos consultores.

Existe alguma conexão entre o acervo de livros da IBD e as disciplinas EAD da InterSaberes?

Sim! Todas as disciplinas EAD produzidas pela InterSaberes contam com parte do acervo de livros constantes na IBD como bibliográficas básicas e complementares. Essa amarração entre entre os dois produtos (disciplinas e obras) é um diferencial para sua IES no que diz respeito à montagem dos projetos pedagógicos dos cursos.

Em que consiste a Consultoria Editorial que a InterSaberes oferece?

Algumas IES fazem questão de produzir seus próprios materiais para EAD, valorizando seu próprio capital intelectual, ou seja, seu corpo docente. Tendo essa realidade em vista, a InterSaberes oferece, com a experiência de 15 anos de atuação no mercado educacional universitário e uma equipe especializada em EAD, uma consultoria editorial para sua IES no que se refere aos seguintes processos: revisão, edição, cotejo, diagramação, iconografia e demais etapas produtivas de livros ou e-books

Quais são os canais de atendimento da Editora InterSaberes para que eu possa entrar em contato e solicitar uma demonstração dessas soluções para a minha IES?

Para conhecer mais sobre as soluções educacionais da InterSaberes ou, ainda, solicitar uma demonstração, basta preencher o link que consta no site: https://www.intersaberes.com/demonstracao/. Se desejar, envie um WhatsApp para o Departamento Comercial da Editora: 55 41 9 96848013 (falar com Felipe Bueno).

Quais são os requisitos mínimos para que o usuário acesse os conteúdos?

O USUÁRIO é completamente responsável pelos pré-requisitos mínimos que seu equipamento deve apresentar para o acesso adequado do conteúdo, isto é, para que seja compatível com a tecnologia utilizada pela EDITORA INTERSABERES.

Configuração Mínima:

Conexão de internet:

  • Conexão de banda larga de 1Mbps dedicada* ou superior.

 Configurações de software:

  1. 1. Plug-in do Adobe Flash Player 10.1 ou posterior;
  2. Windows XP SP3 ou posterior;
  3. Google Chrome, Internet Explorer 8, Firefox 4 ou posteriores;
  4. iOS7 (para uso em iPhone ou iPad);
  5. Android 4 (para uso em smartphone ou tablet compatível).


    Configurações mínimas para o computador
    :

  1. Processador 2.33 GHz ou superior;
  2. Memória RAM 1Gb ou superior;
  3. Memória gráfica 128 Mb (placa de vídeo) ou superior;
  4. HD com 10Gb livres;
  5. Monitor 1024 x 768 pixels;

* Em redes compartilhadas, a configuração recomendada é de 1 Mbps multiplicada pelo número de dispositivos.

Como funciona a infraestrutura do repositório em que são alocadas as videoaulas, de modo que minha IES fique tranquila em relação ao aspecto técnico dos conteúdos a serem transmitidos pela Intersaberes?

Os servidores da Contentus e ContentusPlay estão alocados no Cloud Computing da Amazon (AWS), no serviço EC2, tendo disponibilidade de 24*7.

 A base de dados também fica hospedada na AWS, utilizando o serviço RDS; nos backups de dados, tanto da aplicação quanto da base de dados, é utilizado diariamente o AWS Backup – em algumas oportunidades, ocorre até mais de um backup no dia (ex.: atualizações no sistema).

Os dados de senhas dos usuários, quando da utilização do LMS nativo, ficam criptografados na base – toda a parte de integração entre plataformas que não utilizam o LMS nativo da Contentus são feitas por meio de tokens criptografados. Ressaltamos que somente a Contentus dispõe da chave para descriptografar os dados que indicam as aulas e os alunos que estão acessando. Além disso, todas as conexões com a Contentus utilizam conexão segura através do protocolo https, mantendo seguros os dados trafegados da tela dos usuários até o servidor.