Por que Primeiro Saberes

Atendimento à demanda crescente por conteúdo qualificado na educação infantil

O cenário atual revela uma demanda exponencial por materiais que complementem a educação básica formal das crianças. Pais, educadores e psicólogos buscam ativamente livros que abordem temas relevantes de forma lúdica e acessível. O selo "Primeiros Saberes" entra nesse nicho com publicações focadas em quatro pilares essenciais e com demanda que só cresce nos últimos anos:

Valores e Virtudes

Há uma busca contínua por histórias que cultivem responsabilidade, esforço, persistência, solidariedade, respeito e honestidade. Em um mundo complexo, a base moral e ética é um pilar fundamental para a formação de cidadãos conscientes e a literatura é um meio eficaz para essa construção.

Diversidade e Inclusão

A sociedade exige cada vez mais representatividade e celebração da pluralidade humana. Livros que mostram crianças com diferentes características físicas, cognitivas, culturais, raciais e sociais são cruciais para promover empatia, respeito e quebra de estereótipos. Escolas e famílias procuram ativamente esses materiais para educar sobre igualdade e convivência saudável com o diferente desde cedo.

Ciências da Natureza/Educação Ambiental

Com o aumento da conscientização sobre a crise climática e a preservação do planeta, a necessidade de introduzir conceitos científicos e ambientais de forma acessível tornou-se premente. Abordagens que explicam fenômenos naturais, ecossistemas e o papel de seres vivos são valorizadas por pais e escolas que buscam um conteúdo informativo com narrativas envolventes.

Educação Socioemocional

A pandemia de COVID-19 exacerbou questões de saúde mental infantil, como a ansiedade. Livros que ajudam as crianças a identificar, nomear, compreender e lidar com suas emoções (medo, tristeza, raiva, alegria, frustração, perda) são agora vistos como essenciais. Essa temática ganhou espaço significativo em currículos escolares e na pauta de psicólogos, reforçando a importância do autoconhecimento, empatia e autorregulação emocional desde a infância.