Novo Ensino Médio: dúvidas frequentes sobre o itinerário da FTP
9 de março de 2022
Em 2022, as escolas públicas e privadas de todo Brasil iniciaram a implementação do novo ensino médio nas turmas de 1º ano EM. O Ministério da Educação prevê que a transição seja gradualmente concluída até 2024, quando os três anos do ensino médio já estarão adequados ao novo currículo. Com a expansão da carga horária e a oferta dos itinerários formativos, o novo ensino médio promete formar jovens protagonistas de seus projetos de vida.
Leia também: Portal do MEC monitora avanço da implementação do Novo Ensino Médio
O prazo para planejamento já acabou – agora, as escolas estão diante do primeiro contato prático com o novo ensino médio. O novo modelo propõe uma série de transformações didático-curriculares, especialmente no que tange os itinerários formativos e a incorporação da formação técnica e profissional. As diferentes modalidades e a grande mobilização interna que o itinerário da FTP exige das escolas ainda causam confusão entre os gestores. Para auxiliar na adaptação, o MEC lançou um Guia de Implementação do itinerário da Formação Técnica e Profissional (FTP); confira a seguir um compilado das dúvidas mais frequentes:
Leia também: Novo ensino médio – formação técnica integrada, concomitante e subsequente. Entenda as diferenças.
O itinerário da FTP é o mesmo que Educação Profissional e Tecnológica?
Não. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Educação Profissional e Tecnológica é um amplo campo educacional. Engloba as mais diferentes modalidades e níveis de ensino, sempre associados às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. O itinerário da Formação Técnica e Profissional, por sua vez, restringe-se à etapa educacional do ensino médio, permitindo que os alunos se capacitem para o mercado de trabalho ainda no ensino básico.
O que é Educação Profissional Técnica de Nível Médio?
Quando a Educação Profissional e Tecnológica acontece dentro do contexto do ensino médio, é chamada de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A terminologia é esclarecida na Resolução do CNE/CP nº 01/2021, art. 15.
O currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio é o mesmo que o do Ensino Médio?
Não, são dois currículos distintos. As diretrizes do novo ensino médio definem um currículo composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), agora dividida por áreas do conhecimento, somada à oferta dos itinerários formativos. Os itinerários podem transitar entre cinco áreas distintas (alinhadas às áreas do conhecimento), sendo uma delas a Formação Técnica e Profissional (que integra a Educação Profissional Técnica de Nível Médio). Sendo assim, os itinerários formativos são parte integrante do novo ensino médio, mas cada um é composto por sua própria gama de unidades curriculares.
O Itinerário da FTP é parte integrante do Ensino Médio?
Sim. O itinerário da Formação Técnica e Profissional passa a fazer parte da estrutura curricular do novo ensino médio. É um formato que estimula a oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio dentro das escolas. Cada escola poderá optar por desenvolver os itinerários formativos nas modalidades integrada, concomitante ou concomitante intercomplementar.
Leia também: Novo ensino médio – entenda a modalidade concomitante intercomplementar na formação técnica e profissional
Qual a carga horária da FTP?
A Resolução CNE/CEB nº 3/2018, que regulamenta os itinerários formativos, não delimita uma carga horária exata para a Formação Técnica e Profissional. Entretanto, está definido que o novo ensino médio passa a ter carga horária total de 3.000 horas, sendo 1.800 horas destinadas ao currículo da BNCC. Desta forma, as 1.200 horas restantes são inteiramente direcionadas aos itinerários formativos (sendo da FTP ou não), podendo ser exploradas de acordo com o projeto pedagógico de cada instituição ou rede de ensino.
Como pode ser composto do Itinerário da FTP?
O itinerário da Formação Técnica e Profissional pode assumir variados formatos, sendo composto de um curso técnico ou de um conjunto de cursos de qualificação profissional técnica. Quando o itinerário da FTP engloba mais de um curso formativo, é necessário que os cursos sejam articulados pedagogicamente entre si a fim de garantir a continuidade formativa na trajetória do estudante.
O itinerário da FTP pode ser composto por mais de um curso?
Sim. Conforme elucidado no tópico anterior, a FTP pode ser composta por dois ou mais cursos formativos – desde que articulados entre si. Por “articulação dos cursos”, entende-se uma organização curricular que permita o desenvolvimento de competências complementares, capazes de ampliar ou aprofundar a atuação profissional do estudante. Ao compor um mesmo itinerário da FTP, os cursos precisam conversar entre si para viabilizar uma formação contínua e progressiva.
As competências desenvolvidas no curso é que vão delinear o perfil do egresso no Itinerário da FTP?
Sim. As competências desenvolvidas nos cursos que compõem a FTP serão relacionadas às diferentes áreas abordadas pela formação técnica e profissional ofertada em cada instituição. É importante lembrar que o itinerário da FTP faz parte do Ensino Médio – logo, as competências desenvolvidas na formação geral básica também devem ser consideradas.
Leia também: Como implementar o itinerário de formação técnica e profissional na sua escola
O momento da transição ao novo ensino médio chegou para todos os gestores de escola do Brasil. É possível passar pela adaptação com segurança e responsabilidade, sem oferecer riscos à qualidade do ensino ofertado aos alunos ou à credibilidade da sua instituição. Conte com o auxílio de quem atua no mercado educacional brasileiro há 15 anos, e ganhou o prêmio TOP Educação na categoria “Tecnologias para EAD” em 2021!
A Intersaberes agora oferece licenciamento de conteúdos para compor o itinerário da Formação Técnica e Profissional, simplificando a implementação na sua escola. São mais de 30 cursos de Formação Técnica e Profissional que transitam entre 8 eixos tecnológicos e 5 projetos de vida. Todos com certificação de nível técnico Uninter – a marca mais lembrada em EAD do Brasil, há 8 anos consecutivos. Os conteúdos licenciados se adequam à modalidade concomitante intercomplementar, onde projetos pedagógicos unificados são executados através do acordo de intercomplementaridade. Solicite uma demonstração e garanta o sucesso da sua adaptação: https://www.intersaberes.com/formacao-tecnica-e-profissional/